Avatar - Persona - Público Alvo


Você já sabe quem e o seu Avatar, Persona ou Público Alvo?

Esse assunto é muito comentado no mundo do empreendedorismo e dos negócios , ah o meu Avatar e tal... encontrei a minha Persona... O meu publico Alvo e X ou Y... 

Você sabe o que é Persona, Avatar e Publico Alvo?

Vamos começar pelo Publico Alvo...

Publico Alvo é a definição social,econômica e demográfica de quem vai comprar ou consumir o meu produto. É o primeiro passo para uma campanha de marketing.

As informações que precisamos de publico alvo geralmente são

Estado Civil
Formação
Gênero
Idade
Profissão
Região do pais que mora
Hábitos de compra

Público Alvo não e tão usado ultimamente pois com os novos hábitos de consumo, segmentação de mercado que o marketing digital oferece para atingir o seu cliente é necessário uma percepção mais precisa do consumidor, suas dores, suas alegrias... 

O Público Alvo e utilizado em primeiro momento pois ele não precisa de tantas pesquisas e consegue dar um panorama do cliente ideal, então usamos a principio quando queremos precificar um produto e começar a definir os veículos de mídia que vamos utilizar para uma divulgação.

Quando já temos cliente podemos fazer uma pesquisa entre eles para identificar os padrões de consumo.

O Que é Persona ou Avatar?

Persona ou Avatar é um perfil semi fictício do cliente ideal, a persona traz mais detalhes criando uma conexão maior do marketing com o cliente.
Sua persona terá todas as características que seu cliente deve ter, desejos, medos, objetivos, hobbies, interesses, faixa salarial, toda uma situação sócio econômica e demográfica.

É como se fossemos comprar um presente para um amigo... nós não paramos inconscientemente e pensamos nisso tudo? Sim, claro que algumas informações já temos e acrescentamos as demais, mas é basicamente isso.

Na persona encontramos

Nome – Maria
Profissão – Medica
Estilo de Vida – preza pela família , faz exercícios, ama animais .
Redes sociais favoritas – Instagram
Hobbies – tomar café com as amigas
Dores relacionadas ao produto –não tem tempo de produzir 

E assim por diante, você cria um personagem para a sua empresa do que seria o cliente ideal.

Saber quem e a sua Persona e maravilhoso pois você consegue dar um direcionamento mais assertivo nas suas publicações e impulsionamentos.

Vejam a diferença

  • Publico Alvomulheres, de 25 a 35 anos, formação superior, com renda mensal entre R$ 5 mil a R$ 8 mil, solteiras, moradoras da região Nordeste e que fazem compras recorrentes de produtos para cabelo;

  • PersonaCláudia tem 30 anos, já é formada e trabalha como supervisora de qualidade em uma pequena indústria. Ganha entre R$ 3 mil e R$ 5 mil, é solteira e bem resolvida profissionalmente. Gosta de comprar cosméticos pela internet, já tem um gasto mensal separado para isso e está sempre atenta às novidades resenhadas pelas blogueiras. Sua principal dificuldade são os fretes altos que acompanham produtos renomados. Costuma seguir digital influencers de moda e beleza no Instagram e blogs. Mora em Recife e sai toda semana com as amigas para bares e boates. Gosta de estar bem-vestida e se sentir bem, dentro e fora do trabalho.

Pessoas amam comprar o que é oferecido especificamente para elas então se você consegue fazer com que sua oferta atraia a sua persona ideal , cliente ideal ou avatar terá mais sucesso na venda.

Lembre-se, Pessoas compram de pessoas!!!









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