Preço x Valor x Custo


PRECIFICAÇÃO .... E agora como faço isso ???

O que mais escuto nesse mundo de Biscoitos (que é o meu mundo ) é como precificar o meu produto, o meu biscoito??

Primeiro você tem que ter em mente que custo, preço e valor são três coisas muito diferentes, mas é muito comum as pessoas não saberem a diferença desses conceitos.

O CUSTO na prática é o preço de produção do seu biscoito, uma medida que agrega várias determinantes como as horas dos profissionais envolvidos na produção do seu biscoito desde a produção até a venda, preço de transporte, embalagem, matéria prima, mão de obra, custos fixos, custos variáveis .... achou que era fácil né?? Mais é!!! Só temos que ter paciência e dedicar algumas horas do dia, da semana ou do mês para planilhar nossos gastos e ter na ponta do lápis quais são os nossos CUSTOS.

O PRECO  reflete o valor monetário que uma pessoa vai pagar por aquele item que deseja adquirir, mas o preço está ligado ao valor pois o valor percebido que o cliente tem do seu produto e que vai influenciar e definir se ele aceita o seu preço. Então preço é o que se paga por um produto.

O VALOR envolve muito mais do que um número que define quanto o nosso cliente deve pagar (em reais, moeda) pelo nosso biscoito. O Valor é quanto uma pessoa esta disposta a pagar por determinado produto. É um conceito muita das vezes abstrato que varia de pessoa para pessoa.

Temos que ter em mente que não vendemos apenas um Biscoito, vendemos luxo!!! Vendemos a praticidade e vendemos o nosso tempo, nosso cliente quer ver no nosso produto uma resolução para o problema dele, ele quer aquele item de luxo na mesa da comemoração dele, não tem tempo ou habilidade para fazer e precisa de um fornecedor que tenha qualidade, entrega no dia e horário certo, sabor delicioso e Beleza!!!
Então seja esse fornecedor, o que nao vende um biscoito, mais o que vende toda uma praticidade, exclusividade a esse cliente.

RESUMINDO ... Preço e o que o cliente paga para você! Valor é o que você entrega a ele.


Vamos ao calculo do seu Biscoito?


Vamos a nossa planilha...

Primeira coisa importante e você saber quanto rende a sua massa de biscoito, para isso pegue uma massa e corte ela todo com o cortador pequeno, anote quantos deram.... depois com um médio e depois com um grande... Assim você saberá o rendimento de sua receita. Então vamos supor que a minha receita tenha 20 biscoitos de rendimento. Anota isso ai na sua planilha...

Passado isso vamos estabelecer qual a sua produção mensal de biscoito, lembrando que somos humanos e nao conseguimos produzir uma quantidade surreal de biscoitos... seja sincera com você e com a sua saúde!!!

Então eu na minha sinceridade sei que no meu pior mês , janeiro , eu produzo 200 biscoitos no mês... Porque eu coloquei o pior mês? Porque você tem que se basear pelo mes ruim... se você se basear pelo melhor mês, no mês que for ruim você leva prejuízo... entao se você ainda nao tem 1 ano completado para pegar toda a venda do ano e dividir por 12 e ter uma média de biscoitos produzidos no mês eu aconselho a você a fazer assim.


PREÇO DE VENDA DO BISCOITO DECORADO
ESTABELEÇA AQUI O RENDIMENTO DA SUA RECEITA DE BISCOITOS:20
ESTABELEÇA AQUI A SUA PRODUÇÃO MENSAL DE BISCOITOS200



1 - Custo dos ingredientes e insumos

Nessa parte você vai colocar os valores que paga na nota fiscal... farinha, acucar, ovo, baunilha, corante, etc. No final vai me dar um custo total de R$ 9.97 se eu dividir pelos meus 20 biscoitos da minha receita, me dá um custo de insumos de R$ 0.50.


1- CUSTO DOS INGREDIENTES E INSUMOS
INGREDIENTECUSTO POR RECEITA
ovos R$ 0,33 
baunilha R$ 0,01 
açúcar refinado R$ 0,58 
manteiga R$ 7,00 
farinha de trigo R$ 1,50 
pó de merengue
açúcar confeiteiro
sal
cremor tártaro
corantes coloridos
corante branco
saco de confeitar R$ 0,45 
papel manteiga
touca R$ 0,10 
pano multiuso
cacau em pó
TOTAL R$ 9,97 
TOTAL POR BISCOITO R$ 0,50 

2 - Custo de embalagem

Aqui vamos colocar todos os valores que gastamos na nossa receita (20 unidades lembra???).

Embalagem de celofane, fita de cetim, caixa de papelão, palito, papel de seda, plástico bolha, etc.

Vou fazer minhas contas perai.... Nessa parte me deu um custo de R$ 4.40 por receita e dividindo pelos meus 20 biscoitos tenho por biscoito R$ 0.22. Anota isso ai no cantinho...

2 - CUSTO DE EMBALAGEM
PRODUTOCUSTO POR RECEITA
embalagem celofane
fita de cetim
caixa papelão3,2
palito1,2
papel de embrulho
plastico bolha
mini cartão
outros
TOTAL4,4
TOTAL POR BISCOITO0,22


3 - Contas mensais - Sao as contas de agua, luz, gás.... Caso você trabalhe em casa você vai utilizar o calculo que fizemos no começo do post da hora trabalhada... Então você vai pegar a sua conta de luz por exemplo... o mês tem 720 hs, e você trabalha 120hs mensais então se 720hs custa R$ 250.00 , então 120 horas custa R$ 41.66.

Vamos aos cálculos

250.00 / 720hs = R$ 0.34
120hs x R$ 0.34 = 41.66

Então da sua conta de luz residencial de R$ 250,00 você ter que arcar , você não... sua empresa tem que arcar com o pagamento de R$ 41.66.

E assim por diante nas demais contas.

No exemplo que estamos fazendo meu custo mensal deu R$ 465.00 e ai pego esse valor e divido pela quantidade que faço mensal... minhas contas são mensais então divido por 200 biscoitos o que vai me gerar um custo de R$ 2.33 por biscoito.

3 - CUSTO DAS CONTAS MENSAIS
VALOR DA CONTA NO MÊS
GÁS R$ 90,00 
ÁGUA R$ 115,00 
ENERGIA ELÉTRICA R$ 260,00 
TOTAL R$ 465,00 
TOTAL POR BISCOITO R$ 2,33 


4- Custos Fixos - -  são as contas que independente de você ter vendido x ou y você terá que pagar no final do mês. (Custos fixos são todas as contas que você paga todo mês... telefone, aluguel, condomínio, salário, etc).

Pegue seu papel e liste tudooooo coloque todas as contas fixas que você tem no mês...

na minha planilha deu um custo fixo de R$ 420.00 dividido por 200 biscoitos mensais = R$ 2.10.

4 - CUSTOS FIXOS
DESCRIÇÃOCUSTO MENSAL
DOMÍNIO INTERNET R$ 130,00 
TELEFONE R$ 260,00 
condominio
IMPRESSÃO R$ 20,00 
Aluguel
MATERIAL ESCRITÓRIO R$ 10,00 
TOTAL R$ 420,00 
TOTAL POR BISCOITO R$ 2,10 

Vai anotando esses valores que no final vamos somar...

5 - Custo de Mao de obra

Como faço isso Poli? Vamos aos cálculos...


Primeiro passo - Saber quantas horas você trabalha por mês.

Você trabalha 6 horas por dia de segunda a sexta, ou seja, você trabalha 6hs x 5 dias = 30 horas por semana.

Se o mês tem em média 4 semanas então você trabalha 30hs x 4 = 120 horas.

Então voce trabalha no mes 120 horas. Anota isso ai no cantinho da folha...

Agora voce vai pegar o valor de seus custos fixos e dividir pelo numero de horas trabalhadas. Então será R$ 420.00 / 120hs = R$ 3.50 OBAAAAA!!!! Agora você ja sabe quanto custa sua hora trabalhada.

Nesse campo voce vai inserir o seu salário... quanto você quer ganhar na sua empresa... para ajudar pensa se você fosse contratar alguém quanto você pagaria a ele??? Pq se deixar queremos ganhar rios de dinheiro e ai nao estaremos sendo sinceras com a nossa realidade não e mesmo??

Então vamos colocar de salário para mim R$ 1.000.00 , caso você tenha funcionário /ajudante/diarista você coloca aqui quanto paga a ele ta... entao eu tenho uma parceira que assa meus biscoitos, lava a louça e me ajuda no preenchimento e eu pago 300.00 por mes a ela.

Então vai somar os seu salário e o valor que paga a ela que da R$ 1.300.00 então no custo do meu biscoito isso vale R$ 6.50 por biscoito...

MAS POLI COMO PODE SER ???

SO ISSO JA DEU R$ 6.50 NO CUSTO DO MEU BISCOITO MAS EU VENDO ELE A R$ 5.00.... ENTAO MEU AMOR PARE !!! VOCE TEM DUAS ALTERNATIVAS.... REFAÇA SUAS CONTAS, TOME VERGONHA NA CARA E PARE DE MENTIR PARA A PLANILHA E VENDA NO VALOR REAL OU FAÇA OUTRO PRODUTO PARA VENDER. SIMPLES.

5 - CUSTOS DE MÃO DE OBRA
SALÁRIO E BENEFÍCIOS -FUNCIONÁRIO R$ 1.000,00 
SEU SALÁRIO R$ 300,00 
TOTAL R$ 1.300,00 
TOTAL POR BISCOITO R$ 6,50 

RESUMO DA NOSSA PLANILHA....

CUSTO TOTAL DA RECEITA
1 - INGREDIENTES E INSUMOS R$ 0,50 
2 - EMBALAGEM R$ 0,22 
3 - CONTAS MENSAIS R$ 2,33 
4 - CUSTOS FIXOS R$ 2,10 
5 - MÃO DE OBRA R$ 6,50 
TOTAL R$ 11,64 

1 - Ingredientes e insumos - R$0.50
2 - Embalagem - R$ 0.22
3 - Contas mensais - R$ 2.33
4 - Custos fixos - R$ 2.10
5 - Mão de Obra - R$ 6.50

Isso dá um total de R$ 11.64

Agora vem a parte que todo mundo confunde.... LUCRO....

ESTABELEÇA AQUI A SUA MARGEM DE LUCRO30%

O Lucro nao e o que você pega no final do mes e vai ao shopping para gastar com roupas e bolsa.... O lucro e para você INVESTIR na sua empresa... e esse valor que você guarda para comprar uma batedeira nova... moveis novos do seu ateliê... isso e Lucro!!!!

Eu aconselho a todas as minhas alunas a colocar uma linha a mais na planilha nos custos fixos um valor para Verba de CURSO!!! Curso não é gasto, curso é investimento!!! VOCE para ter autoridade, crescer na sua empresa precisa e deve fazer cursos!!! Não só cursos de Biscoitos, mas cursos de marketing, curso de empreendedorismo... Faça Cursos.

No final eu coloco o lucro da minha empresa... que eu estipulei em 30%, então o PREÇO do meu biscoito tem que ser no mínimo R$ 15.14. 


PREÇO MÍNIMO DE VENDA POR UNIDADE DE BISCOITO: R$ 15,14 

Não posso em hipótese alguma vender o meu biscoito abaixo desse preço pois irei em pouco tempo FALIR a minha empresa!!!

Gostou??? Te ajudou?? Me fala nos comentários o que você achou e se te ajudou de alguma maneira!!!

Boas Vendas !!!

Poli Peixoto





















Comentários

  1. Querida Poli, grata por este artigo. Com certeza ele será de grande utilidade. Agora, é tomar coragem e rever todos os itens de minha planilha de precificação, pois ajustes serão necessários!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E isso aí... refaça quantas vezes for preciso.... isso é o ponta pé que vai definir se você está rumo ao sucesso ou ao fracasso!!! Qualquer dúvida me grita!!! Bjos

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Close Friends

Avatar - Persona - Público Alvo